Busca  
  Genética e evolução   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Como a informação contida no DNA é expressa?

No DNA, uma sequência de nucleotídeos pode significar um código para um produto – nesse caso, essa sequência é chama de gene. Então podemos dizer que o código genético nada mais é do que sequências de nucleotídeos que funcionam como um dicionário para a expressão de certas características ou informações contidas no DNA. Para que essas informações sejam decodificadas, ocorrem alguns processos na célula.


Replicação

Alila Sao Mai/Shutterstock

A replicação na verdade não atua diretamente na expressão dos genes, mas é fundamental na divisão celular. As duas fitas do DNA se separam e uma enzima chamada DNA polimerase faz a síntese de ambas as moléculas de DNA. A síntese é feita respeitando-se o pareamento das bases púricas e pirimídicas (A com T e C com G). As duas fitas de DNA original são chamadas de ‘parentais’, e delas irão ser produzidas duas moléculas de DNA, cada uma com uma fita parental e uma fita recém-sintetizada. Por isso, a replicação do DNA é denominada semiconservativa.


Transcrição


Para expressar a informação contida no DNA, é preciso transferir essa informação para uma molécula de RNA. A transcrição de uma molécula de RNA a partir de uma de DNA é feita por outra enzima, chamada RNA polimerase. Apenas uma fita de DNA serve de molde para a síntese do RNA. Esse processo acontece dentro do núcleo da célula eucarionte e produz uma fita de RNA mensageiro.


Tradução

A tradução é o processo de leitura do RNAm e decodificação de seus genes para a produção de proteínas, que acontece já fora do núcleo da célula. Para que isso aconteça, os três tipos de RNAs têm que estar envolvidos: o RNA mensageiro, o ribossômico e o transportador. Cada sequência de três nucleotídeos do RNAm é chamada de códon, e cada um desses códons, a partir da ordem de suas bases nitrogenadas, irá codificar um aminoácido. Os aminoácidos decodificados vão se ligando para formar a proteína. As proteínas são responsáveis pela expressão de todas as características guardadas no DNA dos seres vivos.


Anterior Início