Busca  
  Célula e tecido   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Do que uma célula é feita?

Thinkstockphotos


A célula é composta principalmente por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. O citoplasma consiste em uma matriz gelatinosa (também chamada de citossol) e várias organelas ‘mergulhadas’ nesse meio.


O citossol possui também fibras muito pequenas de proteínas que podem se modificar, alterando sua viscosidade. Essas proteínas formam o citoesqueleto, que tem função de manter e mudar a forma das células, podendo também realizar movimentos de contração ou de projeção de pseudópodes.

Dentro do núcleo também existe um meio aquoso, chamado de matriz nuclear ou nucleoplasma. A composição da matriz nuclear é diferente do citoplasma, pois contém fragmentos de RNA, nucleotídeos e alguns íons que não são encontrados fora do núcleo.

As organelas dispersas no citoplasma possuem uma função diferente cada, e todas contribuem para o funcionamento da célula como um todo. Saiba mais sobre cada uma delas e qual sua importância no metabolismo celular.

Mitocôndrias

Talvez as organelas mais importantes das células, pois são responsáveis pela respiração celular. São organelas de forma oval com uma membrana externa e uma interna formando dobras parecidas com prateleiras. As mitocôndrias possuem DNA circular, parecidos com o formato de material genético dos procariontes.

Por isso, acredita-se que as mitocôndrias eram seres unicelulares procariontes que entraram em algumas células, desenvolvendo relações de simbiose e, depois de muitos anos, acabou se tornando um componente da célula (teoria da endossimbiose).

Retículo endoplasmático


São bolsas achatadas delimitadas por membranas que formam um conjunto. Pode ser rugoso ou granular, que significa que possui ribossomos na parte externa de suas membranas, ou liso, que são os retículos endoplasmáticos sem ribossomos.

O retículo endoplasmático rugoso (RER) tem a função de produzir, separar e processar as proteínas de membranas e de secreção. Já o retículo endoplasmático liso (REL) produz os lipídeos, degrada o glicogênio e regula os íons de cálcio dentro da célula. Nas células musculares, o REL é chamado de retículo sarcoplasmático e tem ação fundamental na contração muscular.

Ribossomos

Os ribossomos não se encontram apenas acoplados nas membranas do RER, estando também dispersos na célula. Eles são formados por RNA ribossômico e proteínas, e é comum que muitos ribossomos se associem na mesma fita de RNA, formando os polirribossomos. Os ribossomos são fundamentais na síntese de proteínas.




Anterior Início Próxima