Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Produzindo energia

A produção de energia pode ser aeróbica (com a presença de oxigênio) ou anaeróbica (sem a presença de oxigênio), e para cada uma dessas situações uma via metabólica específica será seguida: a fermentação, quando há a ausência de oxigênio, e o ciclo de Krebs junto com a fosforilação oxidativa, que compõem a respiração aeróbica.

A primeira etapa da produção de energia pelas células é a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. Esse processo é chamado de glicólise e ocorre tanto na fermentação quanto na respiração aeróbica.

Leonid Andronov/Shutterstock


Na ausência de oxigênio, a célula produz energia com a fermentação láctica, em que o ácido pirúvico é convertido em ácido láctico e duas moléculas de ATP são produzidas. O processo anaeróbico pode acontecer quando o oxigênio não é suficiente para a atividade das nossas células. Um exemplo são as células musculares – quando fazemos um exercício intenso, o oxigênio que chega aos nossos músculos não é suficiente para suprir as necessidades da célula, que para realizar contrações, precisa de ATP. Então, a fermentação láctica começa a acontecer na célula e o ácido láctico logo acumula nos músculos. Muitos acreditam que esse acúmulo causa dores e contrações involuntárias nos músculos, conhecidas como câimbras.

Quando existe oxigênio em quantidades suficientes para que a produção de energia seja feita de forma aeróbica, o ATP é produzido por ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico é convertido em acetil coenzima A (acetil coA). O acetil coA é combinado com o ácido oxalacético para formar o ácido cítrico. Então, o ácido cítrico entra em um ciclo de reações, no qual gás carbônico e ATP são produzidos.

Nesse ciclo também são produzidos prótons, que são captados por algumas moléculas (NADH E FADH2) que transportam esses íons. Os íons são transferidos para a cadeia respiratória, na qual proteínas específicas transportam esses prótons e liberam ATP e água.

Saiba mais sobre a produção de energia pela célula.






Anterior Início Próxima