Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A origem dos vertebrados

Entre a fauna aquática começaram a aparecer animais com um precursor do que seria uma coluna vertebral, a notocorda. Os primeiros animais a surgir com essa estrutura foram os anfioxos, que parecem pequenos peixes e vivem no fundo do mar. Estes foram os primeiros cordados, divisão animal à qual os vertebrados pertencem. A diferença entre esses cordados e os outros vertebrados que conhecemos é que eles não possuem crânio.

Andrei Nekrassov/iStockphoto/Thinkstock/Getty Images
Lampreia, descendente dos primeiros peixes sem mandíbula


Os primeiros
vertebrados com crânio foram os peixes, há 500 milhões de anos. Os primeiros representantes dos peixes não possuíam mandíbula e encontramos espécies assim até hoje, como a lampreia.

Os animais vertebrados demoraram a conseguir independência da água. Acredita-se que os animais que deram origem a animais terrestres eram peixes que possuíam nadadeiras lobadas, carnosas e com ossos. Esses peixes, por terem nadadeiras fortes, conseguiam sustentar seu próprio peso sobre elas, praticamente caminhando no fundo do mar.

Aproximadamente há 360 milhões de anos, os primeiros anfíbios começaram a surgir – no lugar das nadadeiras lobadas, os membros anteriores e posteriores apareceram. No entanto, apesar do anfíbio ser o primeiro vertebrado a conquistar o ambiente terrestre, eles ainda dependiam da água para se reproduzir. Os ovos e as larvas dos anfíbios (girinos) ainda não sobreviviam sem água.

Os primeiros animais vertebrados a conquistar total independência do ambiente aquático foram os répteis, com importantes adaptações como os ovos com casca dura e pele com escamas impermeáveis.


Anterior Início Próxima