Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O surgimento do ser humano

Eric IsselTe/Hemera/Thinkstock/Getty Images
O parente vivo mais próximo do homem é o chipanzé

Depois da colonização do ambiente terrestre pelos vertebrados, os animais evoluíram e se diversificaram, surgindo espécies diferentes. Os mamíferos surgiram há aproximadamente 200 milhões de anos, ainda quando os dinossauros habitavam o planeta.

Não temos muito registro das primeiras aparições dos animais que deram origem ao ser humano. No entanto, com base em estudos de comparação da anatomia, dos órgãos e até da genética dos animais, quem se assemelha mais ao homem atualmente é o chipanzé. Porém, é muito difícil encontrar fósseis do que seria o elo entre o chipanzé e o homem.

O homem veio do macaco?

A afirmação de que o homem vem do macaco não é correta. Na verdade, o homem e o macaco vieram do mesmo ancestral; se o homem fosse uma versão evoluída dos macacos, eles agora estariam extintos, por terem sido superados pelo homem.


Apesar da escassez de registros fósseis, acredita-se que há 5 milhões de anos existia um certo tipo de primata primitivo que se diferenciou em duas linhagens, dando origem aos hominídeos (homem) e aos chipanzés, gorilas e orangotangos.

Depois de estudar a origem das plantas e dos outros animais, percebemos que os humanos são de uma espécie relativamente nova – os primeiros registros da nossa espécie (Homo sapiens) aparecem há apenas 2 milhões de anos.





Anterior Início