Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Carvão mineral

Formação
abutyrin/Shutterstock
Carvão mineral

O carvão mineral é uma mistura de hidrocarbonetos resultante da transformação química do soterramento de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores em um ambiente anaeróbico. Esse ambiente, aliado à crescente compactação (depósitos foram cobertos por argila e areia), fazem com que os elementos voláteis e a água (presentes na matéria orgânica original) sejam expelidos, o que gera uma concentração de carbono cada vez maior.

Esse processo de carbonificação leva milhões de anos para se desenvolver. O tempo e as condições (pouco oxigênio, alta pressão e temperatura) a que esses vegetais ficam expostos favorecem a formação de uma massa negra homogênea, denominada carvão mineral.


Jazidas e extração
dmvphotos/Shutterstock
Mina de carvão

O carvão mineral é o combustível fóssil mais abundante no mundo. Extraído da terra através da mineração, é encontrado em grandes profundezas ou perto da superfície; possui aparência preta ou marrom, lisa, macia e quebradiça. É um material sólido, poroso, de fácil combustão e capaz de gerar grandes quantidades de calor.


Classificações e composição

O carvão mineral pode ser classificado de acordo com a intensidade de carbonificação. Em qualquer uma de suas fases será composto de uma fase orgânica, formada de macromoléculas de hidrocarbonetos, e pequenas proporções de oxigênio, enxofre, nitrogênio e silicatos (cinzas).

Tipo% O2% H2% C
Celulose49,4
6,244,4
Turfa40,0
6,054 a 60
Linhito 25,0 
5,065 a 75
Hulha
15,0
4,575 a 85
Antracito 3,0
2,0
95,0

Turfa

Esse tipo de carvão possui baixos teores de carbono, alta porcentagem de umidade e restos ainda conservados de talos e raízes. Nem sempre pode ser aproveitado como combustível e leva milhões de anos para multiplicar seu teor de carbono, transformando-se na primeira variedade de carvão, o linhito.

Linhito

O linhito é mais compacto do que a turfa e é empregado na siderurgia. Em razão de sua capacidade de ceder oxigênio poder ser utilizado como redutor para a combustão de matérias-primas.

Hulha

Utilizada tanto como combustível quanto como redutora de óxidos de ferro devido a suas impurezas. É composta de restos de vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, detritos e água.

Antracito

Usado como redutor em metalurgia, possui alto teor de carbono, baixo teor de compostos voláteis, cor negra e brilhante; sua chama é pura (sem nenhuma fuligem) e sua queima é dificultosa devido a sua pobreza de elementos inflamáveis.



Anterior Início Próxima