Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Carvão mineral

Reservas

abutyrin/Shutterstock
Exploração de carvão


Ao contrário do petróleo e do gás natural, as reservas de carvão apresentam uma distribuição geográfica muito mais equitativa, sendo que 75 países possuem reservas expressivas. No território brasileiro, o carvão mineral é encontrado em áreas restritas e o produto extraído não possui boa qualidade, apresenta baixo poder calórico e quantidade elevada de cinza. Veja abaixo a composição do carbono brasileiro:

Carbono59,87 %
Hidrogênio3,78 %
Oxigênio 7,01 %
Enxofre
2,51 %
Cinzas26,83 %

Carvão e o meio ambiente


Jeffrey Hamilton/Thinkstock/Getty Images
Carvão mineral


A partir do século XVIII, o carvão mineral passou a ser utilizado como fonte energética, substituindo, gradativamente, as fontes anteriores. Ainda hoje, o carvão mineral é bastante utilizado e sua queima gera vários problemas ambientais. Isso porque durante esse processo ocorre a emissão de material particulado e de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOX). Esses gases causam poluição atmosférica, intensificam o efeito estufa e contribuem para a ocorrência de chuvas ácidas. Outros agravantes são os descartes de resíduos sólidos, poluição térmica e os riscos durante sua exploração nas jazidas.

A partir da dessulfurização dos gases de combustão, da diminuição do teor de enxofre presente e da remoção de impurezas podemos melhorar o processo de combustão do carvão mineral, minimizando as emissões e diminuindo assim o impacto ambiental.


Anterior Início Próxima