Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Gás natural

Condicionamento

O gás natural é submetido a um processo onde são retiradas substâncias indesejáveis (água e sulfeto de hidrogênio - H2S), que devem ser removidas antes de o gás natural ser injetado nas linhas de transmissão ou gasodutos.


Utilização

O gás natural é um combustível barato, pouco poluente, seguro e não tem enxofre em sua composição. Ele vem sendo empregado como combustível, tanto em indústrias como em usinas, casas e automóveis, pois permite a redução pela metade da emissão de gases poluentes. É considerado uma fonte de energia mais limpa que os outros combustíveis fósseis.

Vantagens

As reservas de gás natural são abundantes. É versátil, eficiente, pode substituir qualquer fonte de energia convencional e é um produto acabado: já está pronto para a utilização quando extraído. Na indústria, o emprego do gás representa redução de despesas com manutenção de equipamentos, porque a queima completa do gás não deixa resíduos nos fornos e caldeiras. É comprovada a melhoria do rendimento dos equipamentos em relação ao óleo combustível. 

Desvantagens

Os preços são instáveis, as jazidas estão concentradas geograficamente, exige grandes investimentos em infraestrutura de transporte e armazenamento. 


Anterior Início