Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Como as plantas se reproduzem?

As plantas possuem órgãos sexuais femininos e masculinos. Algumas possuem os dois sexos no mesmo organismo (monóicas), já outras possuem esses órgãos separados em cada indivíduo, havendo plantas 'machos' e plantas 'fêmeas' (dióicas). Cada um dos tipos de plantas possuem uma estratégia diferente para reprodução; algumas possuem reprodução assexuada, mas a maioria se reproduz sexuadamente.

A reprodução nas briófitas

As briófitas, quando se reproduzem, apresentam a alternância de gerações. Elas se reproduzem por meio dos esporos (geração haploide) e por meio dos gametas (geração diploide), que podem ser masculinos ou femininos. Da germinação dos esporos nasce um ramo chamado de gametófito, que produz os gametas. Da fecundação dos gametas nasce uma planta com uma cápsula na ponta, chamada de esporófito que, por sua vez, irá produzir esporos.

A reprodução nas pteridófitas

As pteridófitas também possuem alternância de gerações. A diferença é que nas briófitas, a geração mais duradoura é o gametófito, mas nas pteridófitas é o esporófito. Bem como nas briófitas, os gametas das pteridófitas precisam de água para conseguir nadar e realizar a fecundação. Já os esporos se propagam pelo vento.

A reprodução nas gimnospermas

A gimnosperma se reproduz por meio de sementes. Essas plantas possuem um órgão chamado estróbilo, que pode ser masculino ou feminino. Do estróbilo saem esporos, que crescem formando o grão de pólen e o óvulo feminino. O pólen consegue chegar no óvulo sem a presença de água devido a uma estrutura chamada tubo polínico. O óvulo fecundado forma a semente, que irá germinar e formar uma nova planta.

A reprodução nas angiospermas

As angiospermas possuem a estratégia mais evoluída de reprodução. Elas apresentam estruturas reprodutivas exclusivas chamadas flores, e uma proteção para suas sementes chamada fruto. As flores possuem órgãos masculinos e femininos que também podem estar separados ou juntos. O órgão masculino produz grãos de pólen, que fecundam o órgão feminino e, após a fecundação, a semente é produzida junto com o fruto, que a protege.


Anterior Início