Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Uma relação desarmônica

Parasitas são seres vivos que dependem de outros seres vivos para viver. O ato de parasitar outro ser vivo é um tipo de simbiose no qual o hospedeiro sofre prejuízos. Essa associação é feita à custa da alimentação – os parasitas precisam dos hospedeiros para sua alimentação. Existem os parasitas obrigatórios, que se não estiverem associados a outro ser vivo morrem imediatamente, e existem os parasitas facultativos, que conseguem viver sozinhos, mas que quando têm oportunidade parasitam outro organismo. Muitos seres vivos parasitam os seres humanos, causando doenças.

As doenças causadas pelos parasitas causam muitos problemas à saúde do hospedeiro, no entanto, dificilmente essas doenças levam à morte. Como a sobrevivência do parasita está relacionada ao hospedeiro, se este morrer o parasita morrerá junto ou terá de encontrar outro hospedeiro. Portanto, o parasita deixa o hospedeiro debilitado, mas não é de seu interesse matá-lo.

Todo parasita possui um ciclo de vida: ele nasce, cresce, se reproduz e morre. Alguns parasitas possuem ciclos de vida com mais de um hospedeiro. Nesse caso, podemos classificar o hospedeiro como intermediário e definitivo. Os hospedeiros intermediários apenas participam de uma parte da vida do parasita, e é no hospedeiro definitivo que o parasita se reproduz e fica o resto de sua vida. Existem parasitas que se associam apenas a uma espécie, mas que podem acidentalmente acabar parasitando o ser humano, como o bicho geográfico.

Steve Heap/Shutterstock
Os carrapatos são ectoparasitas de mamíferos, incluindo os humanos
Podemos classificar os parasitas como ectoparasitas e endoparasitas. Os ectoparasitas são os seres que vivem na parte exterior do hospedeiro, como os carrapatos. Já os endoparasitas são os que vivem na parte interna do corpo do hospedeiro, caso da lombriga, por exemplo. Os parasitas não se associam apenas a animais; existem ectoparasitas de plantas e até plantas que parasitam outras plantas. O parasitismo é uma associação muito comum na natureza entre dois ou até mais seres vivos.


Anterior Início Próxima