Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os principais parasitas do ser humano

Existem vários tipos de seres vivos que parasitam os humanos, causando doenças. Cada ser provoca uma doença diferente, com características próprias. Geralmente, para curar essas doenças, é preciso matar o parasita. No entanto, muitos dos danos causados pelo parasita podem ser irreversíveis. Veja abaixo os principais seres que podem nos parasitar.


Vermes achatados

Os vermes achatados pertencem ao filo dos platelmintos. Existem muitos platelmintos que não são parasitas, chamados de vermes de vida livre. Porém, existem os parasitas que atacam os humanos. Entre as doenças provocadas por platelmintos estão a esquistossomose (ou barriga d’água), a teníase e a cisticercose.

A cisticercose e a teníase são causadas pelo mesmo animal, a diferença é que na teníase o homem é o hospedeiro definitivo do parasita e na cisticercose ele é o hospedeiro intermediário. Existem várias espécies de tênia e cada uma utiliza animais diferentes como hospedeiro intermediário, como bois, peixes ou porcos.


Vermes cilíndricos

Marcel Jancovic/Shutterstock
Lombriga, verme cilíndrico parasita
Os vermes cilíndricos são de um filo diferente dos platelmintos. Eles pertencem ao grupo dos nematelmintos e, como os vermes achatados, também podem ser parasitas ou de vida livre. Entre as doenças causadas pelos vermes cilíndricos estão a ascaridíase (lombriga), a ancilostomose (amarelão), a filariose (elefantíase) e a oxiurose.


Protozoários

Os protozoários não são animais, são seres microscópicos constituídos de apenas uma célula. Podem apresentar vida livre, serem simbiontes de algum organismo, trazendo benefícios para ele, ou serem parasitas. As principais doenças causadas por protozoários são: amebíase, leishmaniose, doença de Chagas e malária.


Bactérias

São seres microscópicos que podem causar muitas doenças e infecções no homem. Calcula-se que metade das doenças humanas é causada por bactérias. Apesar disso, existem bactérias que nos beneficiam, como as que moram em nosso intestino. As doenças mais comuns causadas por bactérias são: tétano, tuberculose e cólera.


Vírus

Os vírus são parasitas obrigatórios, que não sobrevivem e nem conseguem se reproduzir sem parasitar um ser vivo. Existem diversas doenças causadas por vírus, entre elas a febre amarela, a raiva e a aids.


Fungos

Os fungos são seres vivos amplamente utilizados pelo homem para alimentação ou fabricação de alimentos, mas existem espécies que parasitam os humanos e muitas também parasitam plantas. Entre as doenças humanas podemos citar a candidíase ou sapinho, a aspergilose e micoses em geral.


Artrópodes
Ingram Publishing/Thinkstock
Os ácaros, muitas vezes microscópicos, causam doenças e alergias

O filo dos artrópodes é o maior entre o reino animal, contendo todas as espécies de insetos, aracnídeos, crustáceos e outros animais com patas articuladas. Existem algumas espécies de artrópodes que são ectoparasitas humanos, como os ácaros, carrapatos e piolhos.




Anterior Início Próxima