Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Cuidado com o que come!

Muitos vermes e protozoários são transmitidos por água e alimentos contaminados por seus ovos, geralmente eliminados nas fezes de outra pessoa infectada. Por isso, sempre temos de cobrar que nossas cidades tenham saneamento básico, ou seja, que o esgoto seja tratado e que o lixo seja condicionado de forma adequada para não contaminar o que ingerimos. Além disso, é sempre importante lavar bem os alimentos, filtrar a água e lavar as mãos antes de comer. A comida pode estar livre de parasitas, mas se você brinca o dia inteiro na terra e vai comer com as mãos sujas, pode acabar se infectando mesmo assim.

Parasitas como as bactérias e os vírus podem ser transportados pelo ar, com gotículas de saliva e outras partículas. Por isso, é importante que, quando uma pessoa estiver com alguns desses parasitas, ter cuidado para não compartilhar alguns objetos pessoais. A bactéria responsável pela tuberculose e o vírus H1N1 da gripe A, por exemplo, podem ser pegos pelo ar. No entanto, o vírus HIV, responsável pela Aids, apenas é transmitido pelo sangue ou por relações sexuais desprotegidas. Sendo assim, não existe perigo em beber do mesmo copo ou abraçar uma pessoa soropositiva.
upiterimages/Goodshoot/Thinkstock
Lavar bem os alimentos antes de consumir é importante para a prevenção de doenças

Os fungos e os artrópodes se proliferam com rapidez em ambientes que possuem umidade e calor. Por serem microscópicos, os ácaros se multiplicam nos estofados dos sofás, travesseiros e colchões da nossa cama e não percebemos. Por isso, é importante trocar sempre que possível a roupa de cama e investir em colchões e estofados antiácaros. Já no caso dos fungos, é preciso ter cuidado com o nosso corpo. A frieira, por exemplo, é um tipo de micose que cresce em locais úmidos e quentes do nosso corpo, sendo muito comum nos pés, principalmente entre os dedos. Para evitar que isso aconteça, seque bem os pés após o banho e utilize sapatos com meia, para que o pé não transpire tanto.


Anterior Início