Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Vamos reciclar?






Hoje a reciclagem  é uma ótima alternativa para solucionar parte do problema do lixo. Atualmente, o número de locais com coleta seletiva é muito maior do que há muitos anos. Mas se o lixo não é separado corretamente, pode fazer com que muitos objetos que poderiam ser reciclados sejam perdidos.

O importante é separar o lixo seco do lixo úmido/orgânico. Todas as embalagens de plástico, vidro e metal que estão sujas devem ser limpas e secas antes do descarte. Não é necessário separar por tipo de material (vidro, plástico, metal e papel), pois quando o material é encaminhado para a reciclagem, ele passa por uma triagem e lá será separado.

Muitos lugares já possuem coleta seletiva nas ruas residenciais, é só informar em quais dias e horários que estes caminhões passam para que o lixo reciclável seja recolhido, assim como já é feito com o lixo comum.

Para locais que ainda não têm esse recurso, existem muitos supermercados que possuem latas de lixo reciclável, onde é possível levar o lixo de casa para que ele seja encaminhado para o local adequado.

Existem diferenças entre reciclagem e reaproveitamento: a reciclagem acontece quando o lixo é passado por processos que fazem o material voltar a seu estado original para que, depois, seja transformado em outro produto. Por exemplo, as latinhas de alumínio, quando são encaminhadas para a reciclagem, são limpas, prensadas e depois aquecidas até derreterem, e então, blocos de alumínio são feitos com esse alumínio fundido para que, no futuro, sejam matéria-prima para outro produto.

Já a reutilização é o ato de encontrar uma nova utilidade para aquilo que poderia ser jogado fora. Muitas coisas podem ser criadas a partir de garrafas de plástico, potes de iogurte e outros objetos. Com o reaproveitamento do que seria lixo, é possível confeccionar brinquedos, porta-trecos, artigos de decoração e muitas outras coisas.



Anterior Início Próxima