Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A composição do sangue

Sebastian Kaulitzki/iStockphoto/Thinkstock/Getty Images
Todos os seres humanos possuem um líquido que é responsável pela nossa vida: o sangue. O sangue que circula no nosso corpo é responsável pela distribuição do oxigênio para todas as células do nosso corpo, além de transportar nutrientes que ingerimos para essas células e carregar tudo que o corpo não vai utilizar para que o sistema excretor elimine.

O sangue parece ser um líquido homogêneo, mas na verdade ele possui duas fases: a fase sólida e o plasma, que é a parte líquida do sangue. Na parte sólida do sangue existem diferentes tipos de células, cada uma com uma especialidade. Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias, são responsáveis pelas trocas gasosas. São células anucleadas que possuem hemoglobina em sua composição, o que garante a sua cor vermelha. Os glóbulos brancos, ou leucócitos, são parte do sistema imunológico, ou seja, são eles que fazem a defesa do nosso corpo contra corpos estranhos. Existem diferentes tipos de glóbulos brancos, cada um com sua especialidade. As plaquetas, ou trombócitos, também são parte da fase sólida do sangue, participando da coagulação do sangue. São fragmentos de células formadas na medula óssea.

A parte líquida do sangue é o plasma, onde as células são imersas. O plasma é um líquido transparente amarelado, constituído por água, proteínas e outras substâncias essenciais à vida, como vitaminas e nutrientes.

Saiba mais sobre a composição do sangue





Anterior Início Próxima