Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Tipos compatíveis

Os diferentes tipos sanguíneos possuem diferentes compatibilidades entre si, devido às proteínas presentes no sangue. Em um sangue que contém o antígeno A, o antígeno B é considerado como um corpo estranho. Os anticorpos agem contra esse anticorpo, e é por essa reação que vemos o sangue aglutinado no exame de tipagem sanguínea. O mesmo acontece com o Rh: quando um sangue com o fator Rh entra em contato com um Rh negativo, a mesma reação acontece pelo mesmo motivo.

O tipo de sangue O é caracterizado pela ausência de antígeno, podendo ser doado para qualquer tipo sanguíneo dentro do sistema ABO sem nenhuma possível reação. O mesmo acontece com quem possui sangue tipo Rh negativo. Portanto, pessoas que possuem sangue tipo O- são conhecidos como doadores universais. No entanto, por não terem nenhum antígeno em sua composição, qualquer fator para quem possui sangue O- acaba sendo um corpo estranho, então mesmo podendo doar para qualquer pessoa, o doador universal só pode receber sangue do mesmo tipo que o seu.

Quando uma mãe é Rh negativa e tem um filho Rh positivo, a troca de sangue entre mãe e filho pode ocasionar uma doença chamada eritroblastose fetal. O fator Rh do filho, quando penetra no sangue da mãe, faz com que ela produza anticorpos que ataquem esse antígeno. Porém, quando esses anticorpos entram em contato com o sangue do filho, eles atacam o seu próprio sangue.


A genética dos tipos sanguíneos

O tipo sanguíneo é geneticamente determinado, o que significa que é hereditário: o seu tipo sanguíneo foi resultado da mistura de genes do seu pai com os da sua mãe. Os alelos que determinam o tipo A e B do sangue são codominantes, já o que determina o tipo O é recessivo.

São três alelos relacionados com a tipagem sanguínea: IA, IB e i. A combinação destes alelos resulta nos diferentes tipos sanguíneos como descrito na tabela abaixo:

Alelo dos pais
IA
IB
i
IA
IAIA - tipo A
IAIB - tipo ABIAi - tipo A
IB
IAIB - tipo ABIBIB - tipo BIBi - tipo B
i
IAi - tipo A
IBi - tipo Bii - tipo O



Anterior Início Próxima