Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A descoberta dos tipos sanguíneos

No século XIX, alguns cientistas já haviam descoberto que reações aconteciam quando eram feitas transfusões de sangue de outros animais para humanos. No entanto, no começo do século XX, um cientista chamado Karl Landsteiner descobriu que reações similares ocorriam em algumas transfusões entre humanos. Em 1909, Landsteiner classificou os tipos de sangue A, B, AB e O.

EtiAmmos/Shutterstock
Depois dessa descoberta, muitas experiências foram feitas com transfusões de sangue humano. Landsteiner desconfiou que ainda existiam fatores no sangue humano que permaneciam desconhecidos e produziu soros utilizando o sangue de macacos da espécie rhesus. Utilizando esse soro, foi descoberto um novo antígeno no sangue humano: o fator Rh, batizado assim devido ao nome do macaco.

A descoberta de Karl Landsteiner teve enorme importância na área de saúde, pois compreendendo os diferentes tipos sanguíneos, é possível realizar transfusões de sangue com maior segurança. Por isso, no ano de 1930 ele foi laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

Outras tipagens

Os seres humanos também possuem outros fatores no sangue que determinam um tipo diferente de tipagem sanguínea. O sangue humano também pode ser classificado pelo não tão famoso sistema MN. Também descoberto por Karl Landsteiner, dois alelos sem relação de dominância determinam se uma pessoa é tipo M (LMLM), tipo N (LNLN) ou tipo MN (LMLN). No entanto, ao contrário do que acontece com o sistema ABO, o sangue não possui anticorpos específicos (aglutininas) para os fatores M e N. Por isso, esse sistema não tem relevância na transfusão sanguínea.

Os animais possuem diferentes sistemas sanguíneos, por conta de outros tipos de antígenos presentes em seu sangue. A quantidade de antígenos também varia muito de espécie para espécie: enquanto os gatos apenas possuem 3 tipos sanguíneos diferentes (A, B e AB), nos bovinos são 11 tipos possíveis (A, B, C, F-V, J, L, M, N, S, Z, R’-S’).



Anterior Início