Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Colonialismo

istockphotos / Thinkstock / GettyImages
Dentre os territórios colonizados pelos portugueses durante o século XV está o Brasil
Durante o século XV, buscando o acúmulo de metais preciosos, Portugal e Espanha, após diversos estudos e um grande desenvolvimento nas tecnologias de navegação, iniciaram a exploração de novas rotas marítimas. Para facilitar essa exploração, dedicaram-se a colonizar alguns locais, pois esses serviam de pontos de parada aos navios.

Toda a costa africana foi colonizada nesse período. Os portugueses faziam uma navegação de cabotagem e instalavam feitorias, que serviam de armazéns e facilitavam o comércio. Além disso, podiam reabastecer os suprimentos dos navios para dar prosseguimento às viagens.

Adaptação arte
O mapa mostra como se deu a colonização portuguesa na costa africana
A chegada ao Brasil ocorreu da mesma forma, entretanto, os portugueses, após diversos estudos, perceberam que ao se afastar da costa africana encontravam águas mais calmas para a navegação e aproveitavam o sistema de correntes marítimas, denominado giro do Atlântico Sul, formado pelas correntes do Brasil e de Bengala. Por meio dessas correntes ocorria uma economia de tempo e, o mais importante, facilitava a travessia do Cabo da Boa Esperança, antigo Cabo das Tormentas.

Essas descobertas facilitaram o desenvolvimento do processo colonizatório, que fornecia grandes somas em metais preciosos para as metrópoles, no caso, Portugal e Espanha.




Anterior Início Próxima