Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Ondas mecânicas

Berenice Abbott / Gettyimages
Onda.mecânica


O som é um tipo de onda conhecida como mecânica, ou seja, depende de um meio de propagação. Em nosso cotidiano o mais comum é que esse meio de propagação seja o ar, servindo como uma espécie de veículo para o transporte desse tipo de energia.

Algumas características físicas que serão analisadas no estudo das ondas serão: velocidade de propagação (da onda), a frequência (quantos ciclos ocorrem ao passar um segundo) e o comprimento da onda (λ).

Período (T, medida em s): Grandeza relacionada ao tempo que se leva para se concluir completamente um ciclo. Exemplo: no movimento circular, o período é o tempo que um móvel demora para dar uma volta completa. Note que o período é diferente da frequência que é relacionada ao número de voltas dentro de uma unidade de tempo. Pode ser expresso pela seguinte relação: T=1/f , ou seja, o período é igual ao inverso da frequência.

Frequência (f, medida em Hz): Grandeza relacionada a quantos ciclos do mesmo evento acontecem a cada segundo. Exemplo: a frequência cardíaca de um jovem saudável com idade entre 15 e 20 anos pode chegar a 90 batimentos por minuto. Perceba que a frequência neste caso está contando o número de ciclos (que são os batimentos) em um intervalo de tempo (que são os minutos), na física, a unidade que usamos é Hertz, que é o número de ciclos que ocorrem em um segundo.

No movimento circular, a frequência é o número de voltas que o móvel realiza dentro de uma unidade de tempo. Outro exemplo é 
um contador de giros com as marcações sob a legenda RPM 1x1000 (RPM = Rotações Por Minuto), presente no painel de alguns carros (nos modelos mais completos) existe. Isso significa que no momento que o ponteiro está no 3, o motor do carro está com 3000 rotações a cada minuto.

Comprimento da onda (λ, medida em m): Grandeza relacionada ao tamanho da onda (comprimento) medida em metros (m). A medida é feita na origem da onda até o fim de seu ciclo.


Velocidade (v, medida em m/s): Grandeza física que relaciona o deslocamento da onda em função do tempo. Está associada ao produto do comprimento de onda (λ) e da frequência (f), sendo assim: v= λ . f.

Amplitude (A, medida em m): Grandeza física, que expressa a variação máxima da pressão medida a partir do valor médio.





Anterior Início Próxima