Busca  
  Genética e evolução   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  


Alelo

Diferentes formas de um mesmo gene que representa alguma característica, uma vinda do pai e outra da mãe. A característica do alelo será expressa de acordo com sua dominância.

O que são alelos múltiplos?


Anticódon

Três nucleotídeos em sequência que decodificam um aminoácido, presentes no RNA de transferência, complementar ao códon.


Bases nitrogenadas

Compostos orgânicos cíclicos que podem ser púricas, ou seja, com dois anéis compostos de nitrogênio e carbono (adenina e guanina), ou pirimídicas, compostas por apenas um anel de nitrogênio e carbono (timina, citosina e uracila).


Centrômero

Local onde os cromossomos se estreitam e onde os microtúbulos de prendem para a divisão dos cromossomos na mitose e meiose.

Como os cromossomos se classificam quanto à posição do centrômero?


Códon

Três nucleotídeos em sequência que decodificam um aminoácido. Presentes no RNA mensageiro.

O que é códon? E anticódon?


Cromátide

São os filamentos do cromossomo que são ligados pelo centrômero. O formato dos cromossomos varia de acordo com a posição do centrômero e o tamanho das cromátides.

O que é cromátide?


Cromatina

Filamento de DNA associado a proteínas presente dentro do núcleo celular. É constituído pelo menos material que os cromossomos, porém não é condensado, estando presente apenas na interfase.

O que é cromatina?


Cromossomos

Fita de DNA associado a proteínas, condensados e situados dentro do núcleo. São aparentes quando entram em divisão celular.

Enciclopédia viva - Cromossomo


Cromossomos homólogos

Cromossomos em pares, um vindo do pai e outro vindo da mãe, que representam as mesmas informações, porém de maneiras diferentes. Por exemplo: um par de cromossomos homólogos pode representar a cor dos olhos, o da mãe representa uma cor clara e do pai, cor escura. A cor que será expressa será a dominante.

Qual a diferença entre cromossomos homólogos e cromátides irmãs?


DNA

Ácido desoxirribonucleico, um tipo de ácido nucleico formado por um polímero de nucleotídeos com desoxirribose como açúcar (pentose). Guarda informações genéticas.

Enciclopédia viva - DNA


Fenótipo

Características que podem ser observadas nos organismos, como por exemplo, cor e tamanho. Geralmente dependentes das informações genéticas, porém são alterados e influenciados pelo meio.


Gene

Sequência de DNA que decodifica algum produto, podendo ser uma proteína que irá determinar uma característica, ou uma molécula de RNA.

Enciclopédia viva - Gene


Genes alelos

Genes que ocupam o mesmo lugar em cromossomos homólogos, que representam o mesmo produto.

O que são genes alelos?


Genoma

A totalidade de genes contida no DNA de um organismo.


Genótipo

Informações genéticas codificadas e que dão origem ao fenótipo dos seres vivos.

Diferença entre genótipo e genoma:

Em nosso genoma, existem grandes sequências de genes que não codificam nenhuma característica. Estes são chamados de genes silenciosos e não participam do genótipo, somente do genoma.


Qual a diferença entre fenótipo e genótipo?


Mutação

Mudanças na sequência dos genes de um ácido nucleico que podem ser feitas de maneira espontânea, ou provocadas por agentes externos, químicos ou físicos.

Enciclopédia Vuva - Mutação


Nucleotídeo

Unidade do ácido nucleico, composto por uma pentose (açúcar), um fosfato e uma base nitrogenada.

Por que o número de nucleotídeos do DNA é sempre maior do que o número de aminoácidos da proteína que ele codifica?


Replicação

Duplicação de uma fita de DNA.

Na reprodução celular, qual a função da replicação do DNA e dos cromossomos?


RNA

Ácido ribonucleico, um tipo de ácido nucleico formado por um polímero de nucleotídeos com a ribose como açúcar (pentose). Pode ser de três tipos: RNA mensageiro, que é sintetizado a partir do DNA; RNA de transferência ou transportador, que decodifica os códons no RNA mensageiro para transportar os aminoácidos nas suas posições corretas; e o RNA ribossômico, que associado a proteínas forma o ribossomo, que junto com o RNA transportador monta as cadeias de proteínas.

Enciclopédia viva - RNA


Tradução

O processo de sintetização de uma proteína a partir de uma molécula de RNA mensageiro, feita pelo RNA transportador e ribossomos.

O que é tradução no processo de síntese proteica?


Transcrição

Formação de uma molécula de RNA mensageiro a partir da sequência de DNA.

O que é transcrição?


Transgênico

Também conhecidos pela sigla OGM, são Organismos Geneticamente Modificados que têm incorporados em seu genoma genes provenientes de outro organismo.

Transgênicos - Fim da fome ou ameaça ao planeta?




Anterior Início