Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Surgimento do Neoclassicismo

O Neoclassicismo surgiu na Europa, no século XVIII, retomando os ideais da arte clássica greco-romana, que valorizava proporção, equilíbrio e harmonia, e indo contra o excesso decorativo do Barroco e do Rococó.

Esse movimento foi influenciado pelo pensamento iluminista, que coloca a razão como valor absoluto para o acesso ao conhecimento. Essa filosofia também influenciou a Revolução Francesa e fez com que os artistas retomassem a arte clássica, mas com ideais de justiça e civismo, assumindo uma posição racional diante da realidade. Havia uma preocupação com a sociedade, com o espaço público e não com o privado.

O Neoclássico defendia o uso do desenho como projeto. Era uma forma de racionalizar o pensamento, antecedendo pinturas, esculturas e projetos arquitetônicos.

PerseoMedusa/Shutterstoc
Cidade de Pompeia, na Itália
Outro fato que fez com que a arte clássica influenciasse esse grupo de artistas foi a descoberta de Pompéia e Herculano, duas cidades que foram soterradas pela erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C. e revelaram, em suas descobertas, aspectos da arte clássica, presentes na arquitetura da cidade, nos mosaicos e nas pinturas que foram encontrados.

Foi durante o movimento Neoclássico que as escolas de Belas Artes começaram a surgir e viraram referência no ensino da arte.




Anterior Início Próxima