Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

A pintura Neoclássica

Por conta do pensamento iluminista, de racionalização, a Igreja e as pinturas barrocas, que geralmente eram cenas religiosas e ornamentadas, perderam seu prestígio. A pintura Neoclássica rompeu com essa ornamentação e seguiu os padrões de equilíbrio, harmonia e proporção.

As formas da pintura nesse período eram simples, claras e precisas, com contornos bem definidos.

Jacques-Louis David
A morte de Marat, 1973, de Jacques-Louis David
As imagens religiosas deram lugar a cenas cotidianas e históricas. As pinturas não eram mais encomendas pela Igreja, mas sim por líderes da Revolução, como Napoleão Bonaparte.

O auge da pintura Neoclássica aconteceu na França e um dos seus principais representantes foi Jacques-Louis David, pintor oficial da corte de Napoleão. David retratou Napoleão em diversas ocasiões, como em seu casamento, em sua coroação e em momentos políticos importantes.

A pintura A morte de Marat (1793), de David, mostra como o artista racionalizava a criação de suas obras. Nessa tela, ele retrata a morte de Jean-Paul Marat, um dos líderes da Revolução Francesa. A cena não é representada de maneira trágica, apesar de vermos a arma do crime. David nos mostra o assassinato do amigo de maneira objetiva, com elementos simples e sem exageros.




Anterior Início Próxima