Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

O Romantismo no Brasil

No Brasil, o movimento Romântico veio junto com a Independência do Brasil, em 1822. Muitas das pinturas produzidas nessa época eram encomendadas por Dom Pedro II, que queria o Brasil e a Coroa retratados por artistas com as características românticas, como estava acontecendo na Europa.

Os temas pintados pelos artistas eram cenas de acontecimentos históricos, como a pintura Primeira missa no Brasil, feita por Victor Meirelles. Além disso, cenas da coroa, dos índios e de fatos importantes também foram retratadas. A Independência do Brasil, por exemplo, foi retratada por Pedro Américo na pintura Grito do Ipiranga.

Bruno Xavier/Shutterstock
Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, em São Paulo. A pintura Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, está exposta nesse museu


O Realismo também teve seus representantes. Um dos mais importantes é o artista Almeida Júnior. Nascido em Itu, interior de São Paulo, esse artista retratou em suas telas a vida caipira. Algumas de suas obras mais importantes fazem parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.



Anterior Início