Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Neolplasticismo

O Neoplasticismo foi fundado por Theo van Doesburg, na Holanda, em 1917 e logo depois teve adesão do artista Piet Mondrian. Juntos, fundaram a revista De Stijel, onde foi publicado um texto de Mondriam com o título "A nova plástica da pintura", em que o artista fala de uma nova forma de expressão plástica. As formas são claras e precisas e compostas por elementos mínimos, como a linha reta, retângulos e apenas as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), preto, branco e cinza.

Mondrian teve influências do Cubismo, porém suas pinturas sintetizavam as formas ainda mais; ele chegou a um nível de abstração bem maior que a do movimento que o influenciou. Suas pinturas apresentam relações entre as cores, os vazios (branco) e o preto, que não deixa que as cores se encontrem e interfiram umas nas outras. Suas composições possuem precisão matemática, que nos passa significados e sensações de acordo com a maneira que observamos: mais próximos ou mais afastados da obra.

JACQUES DEMARTHON / AFP
Exposição com obras de Mondrian


O Neoplasticismo deixou de existir em 1928, quando a revista Stijel parou de circular. Mas nessa época, apenas Theo van Doesburg ainda fazia parte do movimento.



Anterior Início Próxima