Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Tachismo

Anne Rippy/Getty Images
Escultura de Jean Dubuffet no Texas, EUA
O Tachismo surgiu no período pós-Segunda Guerra Mundial, na Europa, com o intuito de romper com os modelos anteriores da arte. O nome do movimento vem do francês tache, que significa mancha.

As pinturas desse período valorizam o gesto espontâneo, o instinto do artista no momento da produção. É possível imaginarmos, ao olhar a pintura, os movimentos que os artistas fizeram. Um artista importante que representa esse tipo de pintura é Hans Hartung.

Esse tipo de abstração é também chamada de abstração informal, no sentido de que não tem uma forma definida.

A matéria-prima utilizada para a pintura também foi explorada. Alguns artistas davam mais prioridade ao gesto e outros à pesquisa do material, criando texturas, camadas e utilizando novos materiais. Jean Dubuffet criou diversas pinturas e esculturas a partir dessas referências.



Jean Dubuffet foi um artista francês que se inspirava na arte das crianças e dos loucos. Seus trabalhos tinham formas irregulares e desenhos simples.

Saiu em busca de novas formas de arte e encontrou o que nomeou de arte bruta: feita por pessoas que não fazem parte do meio artístico, que não possuem referências culturais e históricas sobre arte e buscam ideias e temas no seu próprio interior, como crianças, loucos e pessoas solitárias.




Anterior Início Próxima