Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Expressionismo Abstrato

Namuth Hans/Getty Images
Jackson Pollock em ação
Nos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial, alguns artistas se uniram e criaram o Expressionismo Abstrato. Em comum, todos tinham a ideia de ir contra os estilos e técnicas tradicionais da pintura e uma crítica à sociedade norte-americana.

Muitos artistas europeus foram para os Estados Unidos levando referência do que acontecia na Europa e isso influenciou o surgimento desse movimento. Foi o primeiro movimento norte-americano a ser conhecido internacionalmente; os Estados Unidos estavam virando uma das principais potências mundiais e a produção artística de lá acompanhou o desenvolvimento do país.

Um dos artistas mais importante desse movimento foi Jackson Pollock. Ele subverteu o papel do pintor, que utilizava o cavalete como suporte para as telas. Pollock estendia suas telas no chão e, para pintar, jogava, gotejava e espirrava tinta. Para isso, era necessária uma movimentação, tanto do braço que segurava o pincel quanto do corpo, que percorria entorno do suporte.

Experimente pintar como Pollock, mas sem se sujar! Este aplicativo para celular e tablet foi criado por Miltos Manetas e possibilita que a gente vivencie a pintura do artista de maneira digital. Acesse o site www.jacksonpollock.org.



Anterior Início Próxima