Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Comportamento de risco

Creatas/Thinkstock
O uso de drogas é considerado um comportamento de risco
Quando algum tipo de comportamento prejudica a saúde e o bem-estar, é comum classificá-lo como um comportamento de risco. O uso de drogas como maconha, cocaína e até álcool em suas devidas quantidades pode caracterizar-se como um comportamento de risco, pois coloca a sua saúde e até a de outras pessoas em perigo.


Mas o que isso ter a ver com sexo?

Assim como a frase “se não beber, não dirija”, a prática do sexo juntamente com o uso dessas substâncias é muito perigoso. Sob o uso de drogas, as pessoas ficam mais vulneráveis a esquecerem de se proteger, e o resultado pode ser catastrófico – de gravidez indesejada até DSTs.
 
No caso das DSTs, antigamente era normal dizer que existiam ‘grupos de risco’, que geralmente incluíam os homossexuais e os usuários de drogas injetáveis, por estarem mais suscetíveis a esse tipo de contaminação. No entanto, hoje é mais correto se referir apenas a comportamento de risco em vez de discriminar grupos, uma vez que atualmente o número de pessoas homossexuais contaminadas por alguma DST é equivalente ao de heterossexuais.

Além disso, não é difícil ouvir relatos de pessoas (principalmente mulheres) que abusaram de algum tipo de droga e, com a consciência alterada, sofreram algum tipo de abuso sexual, que na maioria dos casos também acontece sem nenhuma proteção.

Fique ligado!

Em qualquer ocasião, sexo sem o consentimento da pessoa é caracterizado como estupro. Portanto, se uma menina bebe e fica inconsciente e é abusada sexualmente, a pessoa que dela abusou pode ser presa por esse crime.



Anterior Início