Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Intervenção artística

Não há uma definição específica para o termo intervenção. Essa linguagem artística está diretamente ligada à arte urbana, ao site specific, à land art, a ações artísticas e poéticas que, de alguma maneira, transformam o espaço físico em que estão inseridas.

Carol Plumari
Tapumes que cobrem a obra do SESC Paulista, em São Paulo, receberam os microrroteiros da artista Laura Guimarães e pinturas e colagens, que dialogavam com os textos, de artistas convidados por Laura

 
Hoje, a intervenção é uma linguagem muito utilizada por artistas, já que o circuito institucional é restrito e muitos não fazem parte de galerias ou têm suas obras expostas em museus e instituições culturais. A rua é pública e é um espaço de fácil acesso e democrático, além de aproximar o público da obra de arte.

As intervenções podem ser ações efêmeras ou permanentes, podem ocupar, além do espaço público, museus e instituições quando feitas sob encomenda ou para algum projeto específico. Em alguns casos possuem críticas à política e a problemas sociais. De alguma maneira estão inseridas no espaço e interrompem o fluxo normal das pessoas, fazendo com que elas interajam com essas obras, seja desviando de uma delas, seja observando e apreciando.




Anterior Início Próxima