Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Land art

A land art também é chamada de earthwork ("arte da Terra"). São intervenções feitas na natureza, onde a arte se fixa e cria relações com a geografia do lugar. Com o tempo, corrosões e sedimentações se incorporam à obra.

Esses trabalhos geralmente não tem uma relação com o mercado. Não há possibilidade de coleciona-los, já que o espaço em que estão inseridos e os elementos da natureza são fundamentais para a existência da obra. É o caso da obra Biscayne Bay, dos artistas Christo e Jeanne-Claude. Eles cercaram 11 ilhas em Miami com tecido flutuante cor de rosa, que aumentava em aproximadamente 61 metros a baia de cada uma. Esse tipo de trabalho precisou de autorização de órgãos públicos e de biólogos e especialistas que investigam e cuidam dos animais presentes na região para que não ocorresse nenhum dano à fauna marinha e à vegetação das ilhas.

Assim como no trabalho de Christo, o artista Robert Smithson também teve autorização do governo e contou com uma equipe de pesquisadores para realizar a obra Spiral Jetty, em 1970, no lago Great Salt, em Utah, nos Estados Unidos. A obra consiste na terraplanagem de uma área do lago criando um formato de espiral com 1500 metros de comprimento e 15m de largura.

Eric Broder Van Dyke/Shutterstock
Spiral Jetty, de Robert Smithson


Hoje a Spiral Jetty é de responsabilidade de uma fundação americana, que se tornou responsável pela conservação e registro, por meio de fotografias, da ação do tempo sobre a obra.



Anterior Início Próxima