Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Site specific e instalação

O site specific, que em português significa "lugar específico", é uma obra realizada e pensada, como o próprio nome já diz, para um lugar específico. O espaço em que ela está inserida não é apenas um local de exposição, ele faz parte da obra.

A instalação é um termo que é usado nas artes visuais desde a década de 1960. São produzidas com materiais diversos que criam um ambiente, um cenário ou um objeto. Para ser visualizada, é preciso percorrer os espaços existentes nas relações e junções entre esses objetos. Assim, o espectador tem uma visão da obra como um todo.

Assim como o a intervenção, ela pode estar ligada a outras linguagens artísticas, como o próprio site specific, a arte urbana e a land art.

LatinContent/Getty Images
A origem do terceiro mundo, de Henrique Oliveira


O artista brasileiro Henrique Oliveira cria instalações que dialogam diretamente com o espaço. Cada uma é pensada para o local em que será montada. A obra A origem do terceiro mundo, exposta na 29ª Bienal de Arte de São Paulo, é um exemplo de como sua obra ocupa o espaço. Os tapumes e pedaços de madeira criam uma ligação entre dois lados do espaço expositivo.

Já instalações como a Cozinhado cristais em expansão, do também brasileiro Tunga, é um tipo de obra que não cria raízes com o espaço. Ela pode ser exposta em outros locais, desde que ele tenha dimensões suficientes para sua montagem.

NATALIA KOLESNIKOVA / AFP
Cozinhando cristais em expansão, do artista Tunga




Anterior Início Próxima