Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O coração

O sistema circulatório dos vertebrados possui uma estrutura chamada coração, que é um órgão feito de músculos e que possui um movimento involuntário para bombear o sangue para o corpo todo.

O coração não é igual em todos os vertebrados – nos humanos, ele apresenta quatro compartimentos: dois átrios e dois ventrículos. Já no coração de répteis e aves existem esses mesmos compartimentos, porém os ventrículos não são completamente separados. Os anfíbios possuem três compartimentos: dois átrios e um ventrículo, e, mais simples que eles, o coração dos peixes apresenta apenas um átrio e um ventrículo.

Alguns invertebrados possuem coração, porém é muito diferente do órgão encontrado nos vertebrados. Na maioria das vezes, o coração possui forma tubular e pode ser encontrado em mais de uma unidade, como nos anelídeos (minhocas), que possuem cinco pares de vasos que funcionam como um coração.

A diferença de ter um coração dividido ou não é por causa dos diferentes tipos de sangue: arterial e venoso. Nas artérias, saindo do coração, encontramos sangue arterial, que como acabou de sair do pulmão é rico em oxigênio. Já nas veias, o sangue que vem já passou pelo corpo todo, distribuindo o oxigênio e recolhendo gás carbônico – este é o sangue venoso.

O coração dos humanos, por ser completamente dividido em quatro, o sangue arterial não se mistura com o venoso – o que não acontece com os outros animais, que não possuem essa divisão.

udaix/Shutterstock/Adaptação arte
Ilustração de como funciona a circulação humana


De que é feito o sangue?

O sangue e a hemolinfa são fluídos que contêm células, pigmentos e outras substâncias. O sangue possui uma parte líquida, o plasma, que contém proteínas, água e outras substâncias, e a parte onde são encontradas as células e as plaquetas.

Existem as hemácias ou glóbulos vermelhos, que além de darem a cor vermelha para o sangue, são as responsáveis pelo transporte dos gases (oxigênio e gás carbônico). Os glóbulos brancos, ou linfócitos, são células do sistema imunológico, que combatem infecções e corpos estranhos.

Além disso, existem também as plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue. A hemolinfa não apresenta a cor vermelha que o sangue tem por não possuir pigmento respiratório, mas em alguns animais ela apresenta cor amarelada.



Anterior Início