Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O caminho do ar

Grei/Shutterstock


A
respiração é um processo no nosso corpo que pode ser voluntário e involuntário. Respiramos involuntariamente, pois não precisamos nos preocupar com a respiração todo o tempo. No entanto, podemos controlar nossa respiração e forçá-la a ser mais forte, mais leve, mais acelerada ou até prendê-la por um breve período – esta é a respiração voluntária.

O processo de respiração consiste em um inspiro e um expiro, e por mais que pareça muito rápido, o ar percorre um grande caminho nesse pequeno instante.

Quando inspiramos, o ar passa das nossas narinas para nossa faringe e depois passando pela laringe. O ar segue pela traqueia, que se divide em dois brônquios que levam o ar para o pulmão. No pulmão, o oxigênio é fixado às hemácias, células vermelhas do sangue, e é assim que ele será distribuído para o corpo inteiro.

No mesmo momento em que o oxigênio vai para as hemácias, o gás carbônico vindo das hemácias vai para o pulmão, percorre todo o caminho contrário e é eliminado pelo nariz ou pela boca.


Por que respiramos?

A respiração é extremamente fundamental para nossas vidas, pois o oxigênio trazido para nossas células serve como um combustível para a produção de energia. A circulação sanguínea existe para que o oxigênio inspirado seja distribuído para todas as células do nosso corpo.

Na célula ocorre um processo complexo chamado de respiração celular, onde o oxigênio e os alimentos que ingerimos ajudam a formar energia; como subprodutos temos o gás carbônico e a água, que serão eliminados do corpo.


Saiba mais sobre o sistema respiratório humano.



Anterior Início Próxima