Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O sistema excretor humano

Lightspring/Shutterstock
Detalhe dos rins humanos e seus vasos sanguíneos

Os
humanos e todos os outros mamíferos possuem órgãos voltados para a excreção. Esses órgãos formam o sistema excretor ou sistema urinário, começando com um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra.

A função dos rins é filtrar o sangue, por isso ele possui muitos vasos sanguíneos. Depois desse processo de filtração, o organismo ainda consegue reabsorver algumas substâncias e principalmente água, para que não haja a desidratação. Nos rins, a urina é formada, e é conduzida para a bexiga pelos ureteres, onde ela será acumulada. Quando o ser está pronto para eliminar essa urina, ela é conduzida para fora do corpo pela uretra.

Existem animais que possuem saídas diferentes para a uretra, para a reprodução e para o ânus, como os humanos. As aves, por exemplo, apenas possuem uma saída para todos esses fins – a cloaca.

Saiba mais sobre o sistema urinário humano.


As substâncias que nosso organismo precisa eliminar são compostas por nitrogênio. Alguns animais liberam esses compostos sob a forma de amônia, uma substância muito tóxica que precisa ser diluída em muita água para ser eliminada. As excretas também podem ser eliminadas em forma de ureia, que é um composto nitrogenado que também necessita de água para ser diluído em sua eliminação, por ser tóxico em grandes concentrações, mas que necessita menos água em comparação com a amônia. Também existem animais que liberam suas excretas na forma de ácido úrico, outro composto à base de nitrogênio, mas que não é tão tóxico e, portanto, pode ser acumulado no corpo temporariamente e ser eliminado de maneira mais concentrada.


Anterior Início Próxima