Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A excreção nos diferentes animais

Os animais aquáticos excretam a amônia, pois devido ao ambiente em que eles vivem, não é um grande problema a quantidade de água necessária para a diluição dessa excreta. Já os animais terrestres precisam ‘economizar’ a água de seus corpos, não podendo perdê-la em grandes quantidades por ser fundamental para o funcionamento do corpo e, dependendo do ambiente, não ser de tão fácil acesso.

Animais como anfíbios e mamíferos têm acesso maior à água, excretando ureia. Já aves, répteis e até insetos excretam ácido úrico junto com as fezes e de maneira bem concentrada. A excreção de ácido úrico foi uma importante adaptação para os animais terrestres não perderem água excessivamente.

Existem animais que não possuem órgãos especializados para eliminar excretas, como as esponjas e os cnidários (água viva, corais etc.). Esses animais já vivem na água e suas células, à medida que vão produzindo excretas, já as eliminam no ambiente.


O que é osmorregulação?

Todas as células podem sofrer osmose, dependendo do ambiente em que elas estão. Por causa da osmose, essas células podem perder fluidos e seu funcionamento acaba sendo prejudicado, ou elas ganham fluidos e aumentam de volume. Para controlar esse processo, os animais desenvolveram um mecanismo chamado de osmorregulação.

Muitos dos animais marinhos possuem mecanismos de osmorregulação para eliminar o sal que causaria a perda de fluidos por osmose. Os peixes, por exemplo, eliminam o sal pelo mesmo órgão que respiram, as brânquias. Já aves (como gaivotas e albatrozes) e tartarugas marinhas eliminam o excesso de sal por meio de glândulas especializadas. A glândula de sal das aves marinhas está situada em suas narinas; nas tartarugas, essa glândula fica junto aos olhos, que faz parecer que elas estão chorando quando estão eliminando o excesso de sal.
Melissa Brandes /Shutterstock
As tartarugas possuem uma glândula que elimina sal por seus olhos, fazendo parecer que elas estão chorando



Anterior Início