Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Como tudo começou

As histórias em quadrinhos, também chamadas de HQs, surgiram no final do século XIX. Têm sua origem nas histórias ilustradas, em que imagem e texto dividiam espaço em livros e jornais. Alguns estudiosos afirmam que The Yellow Kid pode ser considerada a primeira história com o formato que conhecemos hoje. Foi criada em 1896 por Richard Outcalt, que incluiu os balões de fala dos personagens.

Quando surgiram, os quadrinhos eram de humor e por isso receberam o nome de comics, e são chamados assim até hoje nos Estados Unidos.

No início do século XX as HQs estampavam jornais com charges políticas e já tinham personagens fixos, como o próprio Yellow Kid. Nas décadas de 1920 e 1930 surgiram personagens como Gato Félix, de Pat Sullivan; Tintin, de Hergé; Mickey Mouse e Pato Donald, de Wallt Disney; Batman, de Bob Kane, Super Homem, de Jerry Siegel e Joe Shuester.

Bruna Tiso
The Yellow Kid foi a primeira HQ a ter balão de fala


Os anos 1930 são considerados a Era de Ouro das histórias em quadrinhos. Foi nessa década que surgiram os comic books (os gibis que conhecemos hoje), livros que traziam histórias completas. Super Homem é considerado o personagem que marca o início da Era de Ouro. Depois dele, diversas histórias de ficção científica, aventura e fantasia foram criadas.





Anterior Início Próxima