Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

O graphic novel dos anos 1980

O grafic novel (romance gráfico) surgiu nos anos 1980 para o público adulto. Era um formato mais sofisticado dos quadrinhos, e artistas e roteiristas realizaram novas experiências visuais e textuais dentro deles. Um marco dentro do graphic novel foi a versão de Frank Miller para Batman. Em 1986 Miller lançou O Cavaleiro das Trevas, muito mais estilizado que o original e com um novo tratamento artístico, tanto para o homem morcego quanto para os vilões e a cidade de Gothan City.

Nessa época, os personagens eram um pouco mais complexados e com dúvidas existenciais e os quadrinhos tinham mais violência e sensualidade. Orquídea Negra, de Neil Gaiman e V de Vingança, de Alan Moore, são exemplos de quadrinhos da época.

Mangá

As histórias em quadrinhos no Oriente evoluíram paralelamente ao mundo ocidental. Sua origem vem do teatro de sombras, espetáculo com bonecos que surgiu na China. As representações gráficas desses teatros são referência para a criação dos mangás.

Essas HQs conquistaram leitores de todo o mundo. Histórias como Os Cavaleiros do Zodíaco e Astro Boy ganharam o mercado ocidental e a atenção de jovens e adutos.

Os personagens dos mangás têm características particulares, como os olhos e boca grandes, que evidenciam as expressões do rosto. Essas características são bem exploradas nos animes, as versões em desenho animado dos mangás.
Bruna Tiso





Anterior Início Próxima