Busca  
  Vegetais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Célula vegetal

Zhabska Tetyana/Shutterstock


Os
vegetais são seres vivos pluricelulares, ou seja, constituídos por mais de uma célula. As células vegetais são eucariontes, mas apresentam características próprias quando comparadas às células animais.

As diferenças que existem entre as células vegetais e as animais são:


Parede celular

Além da membrana plasmática, as células vegetais possuem a parede celular, um envoltório externo que mantém fixo o tamanho e o formato da célula, além de proteger o citoplasma contra agressões ou até rupturas. A parede celular é formada principalmente por celulose e outros polissacarídeos. Devido à formação dessa estrutura, a mitose nas células vegetais é um pouco diferente do que nas animais. Durante a telófase, quando as duas células formadas se dividem, o processo ocorre de forma distinta: enquanto nas células animais essa divisão é de fora pra dentro, nas vegetais acontece o oposto.

Bolsas de membrana contendo pectina se acumulam no centro da célula já duplicada e as separam. Essa camada de pectina irá formar a lamela média, substância encontrada entre as paredes que atua como um cimento entre as células do mesmo tecido. Depois dessa divisão, a célula começa a secretar celulose para a formação da parede.

A parede formada na divisão celular é a chamada parede primária. Depois que a célula cresce, ela forma outra parede por dentro da primária, a parede secundária. Ambas as paredes celulares são formadas por microfibrilas de celulose e o formato, a espessura e a composição química dessas paredes vai depender da especialização do tecido cuja célula faz parte.


Cloroplasto

Os cloroplastos são organelas presentes apenas nas células vegetais. Possuem dupla membrana e são fundamentais no processo de fotossíntese. Dentro dessa organela existem bolsas membranosas menores chamadas de tilacoides, onde é armazenada a clorofila. Nas diferentes espécies de vegetais, podem ser encontradas essas mesmas organelas, porém com outros tipos de pigmentos fotossintetizantes (como a xantofila, pigmento amarelo, e a eritrofila, vermelho). Nesse caso, elas são denominadas cromoplastos. Os cloroplastos, assim como a mitocôndria, possuem DNA próprio em formato circular.


Vacúolo

A maioria das células vegetais possui bolsas de membrana contendo líquido dentro, os vacúolos. É comum que essas células possuam um vacúolo maior situado no centro da célula, o vacúolo central. O vacúolo regula a pressão dentro da célula, quando aumentam de volume consequentemente aumentam a pressão dentro da célula, também atuando na direção contrária. A pressão dentro da célula irá regular a sua atividade osmótica.

A osmose é um processo no qual a água atravessa a membrana plasmática da célula do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). Como a membrana das células é semipermeável, essa passagem da água é permitida. A osmose acontece não só nas células vegetais, e é importante para o controle da concentração de solutos (sais) no citoplasma das células.




Anterior Início Próxima