Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Características do exoplaneta

Batizado de '55 Cancri e' (abreviado para '55 Cnc e'), o novo planeta está situado na constelação de Câncer, orbitando (junto de mais quatro planetas) uma estrela chamada de 55 Cancri. A distância desse planeta para a Terra é de 40 anos-luz. Veja a seguir as principais características do planeta:
  • Proximidade de sua estrela: '55 Cnc e' está muito próximo de sua estrela, cerca de 25 vezes mais próxima do que Mercúrio está do Sol (lembre-se que Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol no nosso Sistema).

  • Translação: O tempo de translação – tempo que um planeta leva para completar uma volta completa ao redor de sua estrela da Terra é de um ano. O tempo de translação da '55 Cnc e' é de apenas 18 horas!

  • Temperatura:  A temperatura desse planeta pode passar os 2000 K (2273 °C). Essa temperatura pode derreter até metais!

  • Tamanho e massa: É oito vezes mais massivo e de tamanho duas vezes maior do que a Terra. Esse planeta pertence a uma classe de planetas classificadas como Super Terras, que são os planetas cuja massa é maior do que a Terra, porém mais leves que planetas gigantes (como Netuno). É importante perceber o fato de que apesar de ter dimensões semelhantes a da Terra, o '55 Cnc e' é muito diferente do nosso planeta!
Como descobrir que é de diamante?

A composição quimíca de objetos distantes podem ser determinados por meio de um método conhecido como espectroscopia. Esse estudo relaciona cada elemento químico com a energia que ele emite. A astronomia se arma desse conceito para estudar os elementos químicos de corpos distantes por duas resultantes: a emissão e absorção espectral. Quando a luz branca interage com um prisma, ela se separa em outras cores variadas, ou seja, a conjunção de varias faixas espectrais são separadas sendo possível distinguir cada uma delas numa divisão conhecida por bandas. Cada banda é associada a um tipo de elemento, seguindo a ordem de grandeza que cada um pode emitir.







Anterior Início Próxima