Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Diamantes: muito mais que um mineral

Para entender a composição química do planeta, os pesquisadores estudaram as possíveis combinações de elementos que reproduzem as características dele e chegaram à conclusão que durante a sua formação havia mais carbono que oxigênio disponível (além de uma quantidade significativa de gelo). Essas características aliadas à alta temperatura local explicam o porquê do planeta ser formado provavelmente de diamante. Os cientistas também calcularam a densidade do planeta, o que comprovou que o material presente deve ser cristalino.

everything possible/Shutterstock
Diamante lapidado


O
diamante (do grego adamas, indomável) é um sólido cristalino rígido, transparente, insolúvel (exceto em alguns metais), isolante elétrico e que possui alto índice de refração. É o mineral mais duro conhecido (dureza = 10 Mohs – valor máximo na escala) e o melhor condutor de calor (cerca de cinco vezes melhor do que o cobre); por isso é também um abrasivo ideal, podendo riscar todas as outras substâncias, sendo que o calor gerado pelo atrito é rapidamente dissipado.

O diamante é um alótropo do carbono e seus átomos estão ligados por covalência a quatro vizinhos por ligações σ híbridas sp3. O esqueleto tetraédrico estende-se por todo sólido, estrutura que explica sua dureza excepcional (arranjo atômico muito denso).

O carbono é um elemento químico presente em nosso cotidiano, altamente versátil e integrante de uma gama de substâncias inumeráveis, desde todas as moléculas estudadas pela química orgânica, até minerais, gases e seres vivos.

Encontramos o carbono na natureza de diversas formas, que se diferem no modo como os átomos do elemento químico se posicionam no espaço. Dentre essas formas, que recebem o nome de alótropos do carbono, citam-se cinco classes: grafite, diamante, nanotubo, fulerenos e nanoespuma (a mais recentemente descoberta).


Potapov Alexander/Shutterstock
Célula unitária do diamante (cada esfera representa a localização do centro de um átomo de carbono)




Anterior Início Próxima