Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que é velocidade

iStockphoto/Thinkstock
Velocidade


Velocidade é a forma que medimos como um corpo varia sua posição no tempo.



Em que:

V = Velocidade (m/s, metros por segundo) 
ΔS = Variação de posição (m, metros)
ΔT = Variação de tempo (s, segundos)

Complicou? Calma que nós explicamos.

A unidade no Sistema Internacional para velocidade é o m/s, mas podemos usar outras unidades além desta, se for conveniente. Qualquer unidade pode representar velocidade desde que seja uma grandeza de comprimento dividida por uma grandeza de tempo. Podemos usar, por exemplo, km/h, desde que deixemos as outras unidades coerentes, ou seja, o ΔS em km e o ΔT em h.

Para converter um valor em km/h para m/s, basta dividirmos por 3,6. Para converter um valor de m/s para km/h, basta multiplicarmos por 3,6.



Isso acontece por um motivo simples:






ou seja,


(por isso que basta dividirmos o valor de km/h por 3,6 que teremos o valor em m/s).


Logo: 


(por isso que basta multiplicarmos o valor de m/s por 3,6 que teremos o valor em km/h).

Vamos pensar em um carro com uma velocidade qualquer, por exemplo, 50 km/h (leia-se:50 quilômetros por hora). Isso significa que a cada hora esse móvel percorrerá 50 quilômetros. Enquanto esse carro tiver essa velocidade, saberemos exatamente quanto ele andará se soubermos por quanto tempo ele andou.

Quer ver como é fácil? Imagine um carro que está viajando em uma estrada de modo que o Km marcado pelas placas aumente conforme ele viaja. No começo de sua viagem ele inicia um cronômetro. Quando o cronômetro ainda está marcando o tempo como 0h, a posição que o carro está na estrada é o Km 0.
Adaptação arte


Sabendo isso, complete a tabela.

Adaptação arte





Anterior Início Próxima