Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Posição inicial e sentido da trajetória

Vimos que quando temos a velocidade e o tempo, sabemos o quanto o carro percorreu, mas agora imagine um carro, num ponto de uma estrada, que está com uma velocidade igual a 50 km/h. Sabemos que após duas horas ele terá percorrido 100 km, porém podemos saber onde ele estará na estrada? Não, porque precisamos saber onde ele começou e o sentido de sua velocidade.

Veja o exemplo:


Adaptação arte


A viagem durará duas horas. Sabemos que o carro está no Km 100 e sua velocidade é de 50 quilômetros a cada hora (ou seja, percorrerá 100 km em duas horas). Apesar de sabermos tudo isso, se não soubermos o sentido da velocidade, não poderemos saber onde ele chegará (podendo ser no quilômetro zero ou no quilômetro 200).

Adaptação arte


Agora que sabemos o sentido da velocidade, sabemos que ele andará, após 2h, 100 km e estará na posição Km 0 da estrada.

É muito importante darmos um sentido para nossa trajetória. O que é isso? Sentido da trajetória é o que define para qual lado o valor da posição irá crescer (nesse caso, a posição cresce da esquerda para direita). Quando um móvel se move contra o sentido da trajetória, dizemos que sua posição diminui conforme o tempo (no nosso caso, diminuiu 100 km em 2h) e chamamos a velocidade de negativa.



Anterior Início Próxima