Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que é aceleração?

Iscatel/Shutterstock
Velocímetro


Imagine um carro com velocidade de 10 m/s em um dado instante. Após exato 1s, a velocidade do carro está 11 m/s; passado mais 1s, a velocidade fica em 12 m/s, assim sucessivamente, de forma uniforme. Perceba que enquanto essa variação for uniforme, podemos saber a velocidade em qualquer instante, desde que conheçamos sua taxa de variação no tempo, que no caso é 1 m/s (em outras palavras, a cada segundo a velocidade aumenta 1 m/s).

Essa taxa de variação de velocidade no tempo é chamada de aceleração. A unidade da aceleração é muito simples. Pense: Aceleração é variação de velocidade por tempo, ficando:




A forma matemática de representar a aceleração é:



Em que, no SI:
a = m/s2 (metros por segundo ao quadrado ou metros por segundo a cada segundo)
ΔT = s (segundos)

Observação para os professores: vale lembrar que por se tratarem de conceitos básicos de aceleração, consideraremos as situações hipotéticas ocorrendo apenas em uma dimensão. Assim sendo, é possível tratar as grandezas vetoriais de forma diferenciada, expressando apenas a unidade, o módulo e o sentido (sinal positivo ou negativo). Por esse motivo, não assinalamos a aceleração como um vetor. 


Veja: aceleração não significa necessariamente que o móvel está aumentando sua velocidade. Se um móvel varia sua velocidade de modo que ela diminua com o tempo, também será uma forma de aceleração - nesse caso, a aceleração é negativa! Ou seja, uma freada é um tipo de aceleração!


Anterior Início Próxima