Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Como um carro acelera?

iStockphoto/Thinkstock

Se para existir aceleração positiva (ganho de velocidade em função do tempo) é necessária no mínimo uma força atuando na direção e sentido do movimento, como os carros aceleram? Como surge essa força resultante que faz com que o carro aumente de velocidade?

A resposta pode impressionar algumas pessoas, mas é graças ao ATRITO. O atrito possibilita uma interação entre as rodas com o chão que faz com que o chão empurre o carro para frente, fazendo-o acelerar.

O que acontece pode ser explicado pela 3º Lei de Newton, que é a Lei da Ação e Reação. A roda, ao girar, empurra o chão para trás; o chão, como reação, empurra a roda para frente com a mesma intensidade. Essa força faz com que o carro acelere.
Adaptação arte



Fa = Força que empurra o chão para trás, aplicada pela roda.
Fb = Força que empurra a roda para frente, aplicada pelo chão.

O mesmo é quando caminhamos. Só conseguimos nos deslocar porque nossos pés empurram o chão para trás, de forma análoga ao caso do pneu, que o empurra para frente como reação.

Se por acaso não houvesse atrito entre a roda e o chão (imaginamos, para tal, que o chão esteja cheio de óleo), os pneus ficariam rodando sem sair do lugar.



Anterior Início