Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Repouso ou movimento?

Diego Cervo / shutterstock
Pc

Você de frente para o computador lendo esse conteúdo está em movimento ou repouso?

Antes de mais nada, vamos definir o que é estar em movimento ou estar em repouso. A ideia de estar em movimento só faz sentido quando você varia sua posição em relação a um dado referencial; se a posição não variar, significa repouso.

Para saber se você está parado ou em movimento neste exato instante, temos de comparar sua posição com algo, ou seja, precisamos de um referencial.

Vamos usar como referencial o chão da sala onde você está agora. Vamos supor que sua posição em relação ao chão não varia, ou seja, você está em repouso. Agora, vamos usar o Sol como referencial. Nesse caso, sua posição varia (e muito) em relação ao Sol, logo, você está em movimento.

Adaptação arte
Repouso ou movimento


Quando o referencial é o chão de sua sala, você está parado; quando o referencial é ó Sol, sua velocidade é de 108.000 Km/h!


Outro caso interessante ocorre durante uma viagem de ônibus.

Gemenacom / shutterstock


Se usarmos como referencial uma pessoa sentada em uma praça observando você durante seu passeio de ônibus, você estará em movimento (sua posição em relação a essa pessoa está variando). E se usarmos como referencial o motorista do ônibus? Sua posição varia em relação a ele? Não. Logo, adotando esse referencial, podemos dizer que você está em repouso.


Gisele Toledo

 

Assinale a opção que completa corretamente a seguinte sentença:

A pessoa A está  __________ quando o referencial é B, porém, quando o referencial é C, podemos dizer que A está __________. Concluímos , então, que o movimento é relativo, ou seja, ________ de um referencial.








 

Anterior Início Próxima