Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que é posição, velocidade e aceleração (no movimento retilíneo)

Posição

O conceito de posição está associado ao lugar no espaço onde se encontra o móvel, em um determinado instante. Geralmente descrevemos a posição de um móvel usando as dimensões X, Y e Z, porém, como estamos estudando apenas o movimento retilíneo (uma única dimensão), será desnecessário descriminar os valores para cada dimensão, já que usaremos apenas uma.

Para a posição fazer sentido, precisamos de uma trajetória e sua origem.



Perceba que o sentido da trajetória foi orientado para a direita, de modo que o valor da posição aumenta neste sentido, e decresce no sentido oposto.

Adaptação arte


Velocidade

A taxa de variação da posição no tempo é chamada de velocidade. Porém, a forma que essa variação ocorre pode ser muito complexa. Nós estudaremos apenas dois casos, o movimento retilíneo uniforme (MRU), em que a taxa de variação de posição no tempo é constante (essa taxa chamamos de velocidade, e ela não irá mudar durante o movimento); e o movimento retilíneo uniformemente variado, em que a velocidade varia a uma taxa constante no tempo.



Em que, no SI:

V = Velocidade (m/s, metros por segundo)
ΔS = Variação de espaço (m, metros)
ΔT = Variação de tempo (s, segundos)

Aceleração


No movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) a velocidade varia no tempo a uma taxa constante. Essa taxa de variação é chamada de aceleração, e ela não varia.



Em que, no  SI:
a = Aceleração (m/s2, metros por segundo ao quadrado)
ΔV = Variação da velocidade (m/s, metros por segundo)
ΔT = Variação de tempo (s, segundos)

 


Anterior Início Próxima