Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que é patente?

Quando alguém inventa algo ou descobre uma nova maneira de utilizar uma coisa que já existe, ela pode tirar um título de propriedade. Isso serve para que a pessoa que inventou algo tenha direitos sobre a sua criação.

Esse título de propriedade é chamado de patente. Com a patente, o criador pode impedir que sua criação seja utilizada, vendida, importada ou produzida por outras pessoas sem o seu consentimento.

Aqui no Brasil temos um órgão que concede as patentes: o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Lá trabalham funcionários especializados, divididos de acordo com a área de especialização, pois quando você pede para que algo seja patenteado, é preciso fazer uma análise bem detalhada para saber, por exemplo, se aquilo já não foi patenteado por outra pessoa.

Estima-se que no Brasil há 22% dos recursos genéticos existentes em todo o mundo, e por isso cerca de 25% dos medicamentos que usamos aqui são derivados de plantas. Achou muito? Na verdade isso é pouco perto do que ainda não conhecemos.

A busca pelo ouro verde

Africa Studio/Shutterstock


A biodiversidade atualmente está em foco, e por isso muitos pesquisadores e empreendedores estão procurando o chamado ‘ouro verde’. A busca por princípios ativos com ação medicinal ou qualquer outro uso comercial nas plantas e microrganismos é frequente, mas é preciso um investimento nessas pesquisas, o que nem sempre é feito no Brasil.

Os países mais desenvolvidos geralmente possuem muitos recursos para serem investidos em pesquisa e desenvolvimento, mas não possuem biodiversidade tão rica quanto os países em desenvolvimento.

No entanto, os países em desenvolvimento (como o Brasil) não possuem esse recurso para investimento, apesar de apresentar uma biodiversidade rica. Essa situação pode levar ao que chamamos de biopirataria.



Anterior Início Próxima