Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que são?

Desenvolvidos artificialmente no período da Segunda Guerra Mundial, os anabolizantes foram utilizados por soldados combatentes para aumentar a agressividade e na recuperação de vítimas dessa violência. Na década de 1950, começaram a surgir também no mundo esportivo. Eles são esteroides sintéticos derivados da testosterona que aumentam a capacidade dos músculos em sintetizar proteínas, causando aumento da massa muscular muito mais rapidamente do que em condições normais de treinamento. Quando utilizados em excesso, podem acarretar uma série de efeitos indesejáveis, inclusive a morte.

Jasper White/Getty Images
Promessa do uso excessivo de anabolizantes
Os anabolizantes podem ser indicados por médicos para o tratamento de algumas doenças que desgastam a musculatura e os ossos e seu uso precisa de um acompanhamento constante. Entre as doenças que podem ser tratadas com anabolizantes podemos citar o hipogonadismo (insuficiência na produção de testosterona) e atrofiamentos diversos, seja por outros males, seja em decorrência da idade. Nas últimas décadas, porém, essas substâncias passaram a ser utilizadas indiscriminadamente por pessoas saudáveis que almejam aumentar rapidamente suas massas musculares. Em contrapartida, elas acabam interferindo no equilíbrio geral do organismo e na saúde do indivíduo

Atualmente, por conta do consumo excessivo, grande parte dessas drogas entra no Brasil de maneira ilegal, sem sabermos ao certo sua procedência. A falsa promessa de ganhar músculos sem exercícios faz com que os usuários recorram até a esteroides anabolizantes de uso veterinário, sem se quer pensar sobre o risco que esses podem causar em humanos.

Sergey Peterman/Shutterstock
Uso de anabolizantes


É importante ressaltar que essas substâncias não fazem o músculo crescer de uma hora para outra, mas os incham. É por esse motivo que ao parar com uso os músculos perdem volume. Isso torna os usuários dependentes da droga, que com medo de perder a forma não deixam de usar.




Anterior Início Próxima