Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O Maracanã

Batizado de Mário Filho, mas popularmente e mundialmente conhecido como estádio do Maracanã, devido à grande quantidade de aves chamadas maracanã-guaçu que existiam no local antes de sua construção, o nono maior estádio do mundo foi construído para receber os jogos da copa de 1950. Localizado no Rio de Janeiro, o lugar é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade maravilhosa, só perdendo para o Cristo Redentor.

Popperfoto/Getty Images
Nascendo um gigante


O primeiro jogo oficial do estádio aconteceu no dia 16 de junho de 1950 e foi um amistoso entre equipes do Rio e de São Paulo. A equipe paulista venceu por 3 a 1, mas o primeiro gol veio do time carioca, marcado por Didi (Waldir Pereira).

O campo (cujas medidas oficiais são: 110m x 75m, numa área de 186.638m2) foi palco de muitas histórias. Foi nele que Pelé marcou o seu milésimo gol, entrando de vez para história como um dos maiores gênios do futebol. E nele também ocorreu uma das maiores tragédias: a derrota contra o Uruguai, diante de quase 200 mil pessoas caladas, na final da Copa de 1950. Faz parte também desse gigante uma calçada da fama. Inaugurada em 2000 para celebrar os 50 anos do estádio, ela abriga as marcas de craques que fizeram história no esporte.

STAFF / AFP ARCHIVOS / AFP
Brasil x Uruguai, na fatídica final de 1950


Futuro palco da final da copa de 2014, o senhor Maracanã recentemente recebeu reformas em sua estrutura para se modernizar e cumprir as exigências da FIFA, mas sem abrir mão de sua história.

VANDERLEI ALMEIDA / AFP
O novo Maracanã


Quer saber mais sobre o estádio? Clique aqui
e veja mais sobre o assunto! Já aqui
você faz um tour virtual pelo Maracanã.



Anterior Início