Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O universo das brincadeiras dentro dos textos

Proponha um trabalho que permita aos alunos lidarem com diferentes tipos de textos e que, a partir disso, possam distinguir um fato de uma opinião.

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato (D11)


Objetivos:


•    Incentivar a leitura e a produção de textos.
•    Estimular a compreensão de um texto/vídeo.
•    Permitir que o aluno identifique no texto um fato relatado e seja capaz de diferenciá-lo do comentário que o autor do texto fez.


Desenvolvimento


•    Após a leitura da matéria “Brincar junto e brincar separado: o importante é brincar!”, inicie com os alunos uma conversa sobre brincadeiras. Primeiramente, eles devem relatar as experiências com as brincadeiras que eles fazem e conhecem. Deixe que eles falem sobre as brincadeiras que conhecem e as que reconhecem no texto como parte da vida deles.

•    Em seguida, entre no mundo digital. Fale sobre as brincadeiras virtuais. Quais eles conhecem? Quais eles têm o costume de acessar? Aproveite para falar das redes sociais, encaradas hoje como uma brincadeira, mas que envolvem questões sérias, como o contato com o desconhecido.

•    Retome com os alunos o conceito de fato e opinião. Relembre a distinção entre um fato propriamente dito e a opinião dele. Mostre que relatar um fato é apenas contar algo que tenha acontecido, o que é diferente de fazer um comentário ou dar sua opinião sobre ele.

•    Volte para a leitura dos dois textos da matéria relacionada. Trabalhe com os alunos as diferenças entre os dois textos. O primeiro mostra um fato, conta sobre brincadeiras existentes. Já o segundo é mais uma opinião acerca de um fato: a conexão nas redes sociais.

•    Como atividade, peça para os alunos assistirem ao seguinte vídeo, que retrata brincadeiras de diferentes regiões do país.

A partir dele, os alunos deverão produzir dois textos. O primeiro contendo apenas fatos: as brincadeiras mostradas, os lugares mencionados, as diferenças entre regiões etc. Já o segundo texto deverá ser com a opinião a respeito do que foi assistido. Eles devem relatar tudo: o que acharam, quais as experiências que eles tiveram relacionado ao que foi mostrado, se o vídeo é interessante, se eles gostaram. Enfim, todas as opiniões deles sobre o vídeo.



Anterior Início