Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Década a década

Ao longo das décadas de 1950 e 1960, muitas emissoras de televisão foram surgindo, como Record, Cultura, Globo, Bandeirantes, entre outras. Foi também na década de 1960 que começou-se a usar o videotape.

Essa nova tecnologia permitia a gravação de programas com antecedência e, com isso, as novelas, que eram ao vivo e veiculadas apenas dois dias por semana, passaram a ser diárias.

Outro fato importante que se deu a partir do uso do videotape foi a melhora na qualidade dos programas, pois não continham tantos erros, já que era possível contornar imprevistos e refazer algumas cenas.

Nos anos 1970, a Copa do Mundo foi transmitida em cores. Segundo o censo demográfico, 27% das casas do Brasil já possuíam TV. É inaugurada, nessa época, a TV Gazeta. Ainda nesse período, Silvio Santos aluga um antigo estúdio de TV, compra máquinas de videotape e ele mesmo financia a gravação de seus programas, criando uma gravadora.

No início dos anos 1980, mais da metade da população brasileira já tinha aparelhos de TV em casa. Nesse período, a TV Tupi sai do ar e o SBT e a Rede Manchete começam suas atividades.
Alias Ching/Shutterstock
Famílias se reúnem para assistir aos programas veiculados pela TV

Na década de 1990, 81% das casas já têm televisão. A Record torna-se propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus, a Rede Manchete é vendida e, em seu lugar, é inaugurada a RedeTV!. Além dela, a Rede Mulher, canal com assuntos exclusivos para mulheres, a Rede Vida, canal católico, e a MTV (primeira emissora que tem um único tema em pauta, a música, e a única a transmitir uma programação 24h), também foram inauguradas. E foi na década de 1990 que a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) foi criada. A empresa é responsável por regularizar e fiscalizar o setor de telecomunicação. Esse período também está marcado pelo surgimento da TV a cabo.

Nos anos 2000, a tecnologia possibilitou o acesso a um custo mais baixo, a aparelhos de TV com diversas funções. LED, Plasma, HD, Full HD e Smart TV são alguns dos nomes que nos dias de hoje estão associados a esses eletrodomésticos.

vasabii/Shutterstock
A tecnologia permite ver imagens em Full HD



Anterior Início Próxima