Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Novelas

Adaptação arte
O primeiro beijo da TV brasileira foi protagonizado por Vida Alves e Walter Foster, em 1951
As telenovelas, que tomam grande parte da programação hoje em dia, tiveram início em 1951. A primeira a ir ao ar foi Sua vida me pertence, escrita e interpretada por Walter Foster. Foi nela que a atriz Vida Alves protagonizou o primeiro beijo da TV Brasileira.

Esse tipo de programação sempre foi presente em quase todas as emissoras. Novelas, minisséries e seriados preenchem o horário nobre desde a vinda da TV para o Brasil. Quando não era possível produzir aqui, algumas emissoras compravam o direito de exibir novelas de outros países.
Na década de 1970, Globo e Tupi disputavam a audiência das novelas. Selva de pedra, da Globo, e Mulheres de areia (a primeira versão, com Eva Wilma), da Tupi, atingiram picos de audiência no horário nobre.

Na década de 1980, a Globo estreou Roque Santeiro, de Dias Gomes e Agnaldo Silva. Foi a novela que atingiu o maior índice de audiência até aquele período.
 
Na década de 1990, a Rede Manchete e o SBT criaram uma disputa acirrada com a Globo. A primeira emissora exibiu Pantanal e Xica da Silva e o SBT colocou no ar a novela Carrossel, para o público infantil.

Depois disso, praticamente só a Globo fez sucesso com as telenovelas. A próxima vítima, Mulheres apaixonadas, O clone, Laços de família e Avenida Brasil trouxeram tramas que prenderam a atenção dos espectadores.



Anterior Início Próxima